segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Dados e Sinais Analógicos e Digitais

Sinal Analógico - é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termômetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital.

Na eletrônica digital, a informação foi convertida para bits, enquanto na eletrônica analógica a informação é tratada sem essa conversão. Um exemplo de sinal analógico é o disco de vinil.
O instrumento analógico consiste num painel com uma escala e um ponteiro que desliza de forma a se verificar a posição deste sobre aquela. Num galvanômetro, por exemplo, a deflexão do ponteiro sobre uma escala fornece a leitura direta de grandezas físicas, como tensão eléctrica, ou força eletromotriz, intensidade de corrente elétrica, resistência elétrica, entre outras.

Sinal Digital - É um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.

A Digitalização de sinais analógicos é obtida com três processos:

1. Amostragem: Discretização do sinal analógico original no tempo.

2. Quantização: Discretização da amplitude do sinal amostrado.

3. Codificação: Atribuição de códigos (geralmente binários) às amplitudes do sinal quantizado.

3 comentários:

Fátima & Vera disse...

continua com exagero de informação...

André T. e Castro disse...

é como elas. e o brasileiro "eletrônica"

SPIFF disse...

Mt Sinal Analógico