segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Sistemas de Comunicação

Um sistema de comunicação, o transmissor recebe uma mensagem, e a codifica em um sinal, que é transportado pelo sistema de comunicações até o receptor, que descodifica o sinal e solta uma mensagem.

Exemplos de sistemas de comunicação:

- Telefone Analógico — Em um telefone analógico, temos inicialmente um sinal de voz humana, criado pelo sistema formador de um usuário. Este sinal é uma onda sonora. Esta onda é transmitida pelo ar até um microfone, que gera um sinal eléctrico, que é transmitido por fios. Esta transmissão pode envolver filtragens, amplificações e modulações. Um sinal eléctrico é por fim recebido por outro aparelho, e é levado até um fone, que gera novamente um sinal acústico que é transmitido até os ouvidos do outro usuário.

- Telefone digital — Em um telefone digital, o sinal eléctrico é eventualmente convertido em um sinal de tempo discreto e digital. Este sinal binário é transmitido electricamente, e convertido por fim em um sinal eléctrico analógico, que pode ser descodificado pelos mesmos aparelhos do sistema acima.

- Disco de Vinil — Um disco de vinil é uma superfície circular plástica que possui uma ranhura que é varrida por uma pequena agulha. As vibrações mecânicas desta agulha dão origem a sinais eléctricos que são amplificados e transformados finalmente em ondas sonoros.

- CD — Um compact disc é uma superfície plástica que é varrida por um feixe de raios LASER, cujo reflexo possui sua intensidade variando no tempo. Este sinal contínuo é descodificado gerando um sinal binário. Este sinal binário por fim é descodificado dando origem a dois sinais digitais de tempo discreto, que são descodificados finalmente para dar origem a ondas acústicas.