quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Taxa de Transmissão e Largura de Banda

Taxa de Transmissão - A taxa de transmissão varia de acordo com as condições das linhas telefônicas utilizadas, podendo variar entre 300 a 115.000 bps. Considerando enlaces ponto a ponto, essas taxas são bem aceitáveis, porém, quando se trata de enlaces multiponto, a taxa de transmissão decresce significativamente.

Todo o meio físico de transmissão sofre influências do meio externo acarretando em perdas de desempenho nas taxas de transmissão. Essas perdas podem ser atenuadas limitando a distância entre os pontos a serem ligados.

A qualidade da linha de transmissão que utiliza o par de fios depende, basicamente, da qualidade dos condutores empregados, bitola dos fios (quanto maior a bitola, menor a resistência ôhmica por quilômetro), técnicas usadas para a transmissão dos dados através da linha e proteção dos componentes da linha para evitar a indução nos condutores.

A indução ocorre devido a alguma interferência elétrica externa ocasionada por centelhamentos, harmônicos, osciladores, motores ou geradores elétricos, mal conctato ou conctato acidental com outras linhas de transmissão que não estejam isoladas correctamente ou até mesmo tempestades elétricas ou proximidades com linhas de alta tensão.

A vantagem principal na utilização do par de fios é seu baixo custo de instalação e manutenção, considerando o grande número de bases instaladas.

Largura de Banda - é a medida da faixa de frequência, em hertz, de um sistema ou sinal. A largura de banda é um conceito central em diversos campos de conhecimento, incluindo teoria da informação, rádio, processamento de sinais, electrônica e espectroscopia. Em radio comunicação ela corresponde a faixa de freqüência ocupada pelo sinal modulado. Em eletrônica normalmente corresponde a faixa de freqüência na qual um sistema tem uma resposta em frequência aproximadamente plana (com variação inferior a 3dB).
A largura de banda também pode se referir a taxa de dados em uma comunicação digital sobre um certo meio. De acordo com o teorema de Shannon-Hartley a taxa de bits confiável em um sistema de comunicações é diretamente proporcional à faixa de freqüência usada pelo sinal na comunicação.

3 comentários: